Tomilho
Thymus vulgaris

Tomillo
Thyme
Thym

Histórico

O nome do tomilho (cujo significado é coragem-thymon) remonta à Grécia Antiga, onde era usado para estimular seus guerreiros. Por seu poder de aumentar os sentidos, os soldados romanos banhavam-se em água com tomilho para revigorar. Por seus poderes anti-sépticos, era usado no Egito Antigo e até hoje, para embalsamar. Foi eleito a “erva do ano”, em 1997 pela IHA (International Herb Association).

Uso culinário

Muito popular na Europa Mediterrânea, é parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence (temperos franceses com várias ervas) e do clássico Bouquet Garni (ramalhete normal-mente formado por três ervas). Combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho.

Uso terapêutico

O chá de tomilho é indicado no tratamento de tosse, resfriados e gripes. Também ajuda na digestão e dor de cabeça. É bom companheiro nos momentos de ressaca.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
20 cm
Crescimento
25 cm
Ciclo
Perene
Vigor
Vigorosa

Dicas do agrônomo

O tomilho gosta de bastante sol, pouca água e solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Pode ser usado nas bordas dos canteiros e deve ser cultivado junto às ervas de mesma afinidade, como: sálvia, alecrim, lavanda e segurelha.

Receitas com Tomilho

Frango com tomilho
Vinha d’alhos
Molho de Tomate com Tomilho
Queijo de Cabra Marinado com Ervas
Lombo de Porco Assado com Alecrim
Carne com Mostarda, Ervas e Laranja