Cerefólio
Anthriscus cerefolium

Perifollo
Chervil
Cerfeuil

Histórico

O cerefólio é uma erva originária da região mediterrânea da Europa, sendo conhecido como "folha da alegria". É usada, principalmente, na culinária, devido ao seu sabor e aroma peculiares, que lembra levemente a mirra. Os romanos a usavam muito e difundiram seu uso na Europa, principalmente na Inglaterra e França.

Uso culinário

Muito usada na cozinha francesa, de aroma delicado, o cerefólio pode ser usado em tudo o que leva salsa: omeletes, saladas, vinagretes, molhos com creme, sopas ou carnes assadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.

Uso terapêutico

Cru ou em infusão (chás) estimula a digestão e alivia problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão circulatória. É diurético.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
45 cm
Crescimento
25 cm
Ciclo
Anual
Vigor
Médio

Dicas do agrônomo

Replante o cerefólio em local sombreado. Em jardins de ervas, pode ser cultivado à sombra de outras plantas de maior porte, como melissa ou alecrim. Colha o cerefólio, cortando os talos maiores na base; isto favorecerá o aparecimento de novas folhas.

Receitas com Cerefólio

Trutas ao forno com cerefólio
Sopa de cenouras e cerefólio