Tomilho
Thymus vulgaris

Tomillo
Thyme
Thym

Histórico

O nome do tomilho (cujo significado é coragem-thymon) remonta à Grécia Antiga, onde era usado para estimular seus guerreiros. Por seu poder de aumentar os sentidos, os soldados romanos banhavam-se em água com tomilho para revigorar. Por seus poderes anti-sépticos, era usado no Egito Antigo e até hoje, para embalsamar. Foi eleito a “erva do ano”, em 1997 pela IHA (International Herb Association).

Uso culinário

Muito popular na Europa Mediterrânea, é parte essencial dos famosos Fines Herbes e Herbes de Provence (temperos franceses com várias ervas) e do clássico Bouquet Garni (ramalhete normal-mente formado por três ervas). Combina com ensopados, marinadas e molhos à base de vinho.

Uso terapêutico

O chá de tomilho é indicado no tratamento de tosse, resfriados e gripes. Também ajuda na digestão e dor de cabeça. É bom companheiro nos momentos de ressaca.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
20 cm
Crescimento
25 cm
Ciclo
Perene
Vigor
Vigorosa

Dicas do agrônomo

O tomilho gosta de bastante sol, pouca água e solos neutros ou ligeiramente alcalinos. Pode ser usado nas bordas dos canteiros e deve ser cultivado junto às ervas de mesma afinidade, como: sálvia, alecrim, lavanda e segurelha.

Receitas com Tomilho

Frango com tomilho
Vinha d’alhos
Arroz com ervas
Molho de Tomate com Tomilho
Queijo de Cabra Marinado com Ervas
Lombo de Porco Assado com Alecrim
Carne com Mostarda, Ervas e Laranja