Melissa/Erva cidreira
Melissa officinalis

Toronjil
Lemon Balm
Mélisse

Histórico

O uso da melissa remonta há mais de dois mil anos. Chamada de “erva do mel de abelha” pelos gregos, seu uso foi se alastrando por toda a Europa, como o chá de erva com poderes medicinais. No século XVII, acreditava-se, na Inglaterra, que a melissa garantia a longevidade, além de poderes mágicos e de atração do amor desejado. Seguramente, o chá de melissa é um dos mais apreciados por todo o mundo.

Uso culinário

A melissa acrescenta um agradável sabor de limão aos pratos de saladas, peixes e frango. Mas, é nas sobremesas, especialmente nas de frutas, em sucos e no preparo de chás, que a melissa encontra sua maior vocação.

Uso terapêutico

Muito usada na terapia aromática, a melissa é recomendada nos tratamentos antidepressivos. Seu chá é igualmente usado no combate a resfriados, febres, dor-de-cabeça e bronquites crônicas. É considerado um analgésico eficaz.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
60 cm
Crescimento
100 cm
Ciclo
Perene
Vigor
Vigorosa

Dicas do agrônomo

A melissa não gosta de temperaturas muito elevadas. No caso de sol direto muito forte ou falta de água, as bordas das folhas de melissa irão apresentar aparência de queimada. Observe, na tabela, a altura e crescimento da planta para não comprometer o espaço das outras ervas no canteiro. A melissa pode ficar uma planta alta. Escolha bem sua posição no canteiro, de modo a não prejudicar as plantas vizinhas. A boa luminosidade é importante.

Receitas com Melissa/Erva cidreira

Robalo ao vinho branco
Suco de limão e Melissa
Cheesecake de Melissa