Manjericão anão
Ocimum minimum

Albahaca Fina
Dwarf Basil
Basilic Nain

Histórico

Da família do manjericão, nativo da Índia, onde é cultivado quase que como planta sagrada, o manjericão anão é uma variedade cuja característica são as folhas de tamanho reduzido, ideal para cultivo em vasos. Também chamado de manjericão grego, tem largo uso na culinária, pois suas folhas decorativas e saborosas, dão um sabor aromático a diversos tipos de pratos.

Uso culinário

De aroma perfumado, o manjericão anão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes e mo-lhos à base de tomate. Suas folhas são muito delicadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.

Uso terapêutico

Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. É também conhecido como um repelente natural de insetos.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
25 cm
Crescimento
25 cm
Ciclo
Anual/Bianual
Vigor
Médio

Dicas do agrônomo

Quando o manjericão florir, corte o pendão floral. Isto manterá o vigor da planta e aumentará sua longevidade. O manjericão apresenta sintomas de queima de folha e poderá morrer em temperaturas abaixo de 6ºC. O ciclo do manjericão é variável, dependendo do manejo e do clima. Chega a produzir durante 3 anos, em condições climáticas favoráveis.

Receitas com Manjericão anão

Patê de manjericão anão e queijo-de-minas
Molho de maionese com manjericão anão
Espigas de Milho Verde com Ervas
Tomate com Creme de Manjericão Anão
Cebolas Recheadas com Manjericão Anão