Histórico

Quando voltou de sua viagem de lua-de-mel à Europa, no início de 1995, o agrônomo e gourmet Laurent Serrigny trouxe uma idéia: produzir e distribuir no Brasil vasos com ervas condimentares de qualidade similar aos encontrados em países do Primeiro Mundo. Em maio do mesmo ano, Laurent uniu-se a Jakow Grajew, professor da FGV, consultor de empresas e parceiro em vários outros projetos pioneiros, para fundar a Horta em Casa®. O nome sintetiza a intenção de contribuir para uma alimentação mais saudável e prazerosa, graças ao uso de temperos frescos, recém-colhidos na horta - qualquer que seja o espaço disponível em casa.
Jakow e Laurent passaram a estudar as condições mais favoráveis para produzir, comercializar e distribuir ervas condimentares no Brasil. Como o país não possuía histórico de vendas desse tipo de produto, foi necessário adaptar modelos europeus ao nosso clima e hábitos de consumo. 
Em dezembro de 1995 a Horta em Casa obtinha seu primeiro lote de salsinhas e cebolinhas, produzidas numa estufa montada em Cabreúva, interior de São Paulo. Uma semana depois da estréia um vendaval varreu a região e levou abaixo toda a estrutura. Não havia outra solução senão retomar o trabalho e, sem esmorecer, montar uma segunda estufa.
Em maio de 1996 foram realizados testes de mercado em duas lojas paulistanas, a Casa Santa Luzia e a Tender Home. Os resultados foram animadores. No mesmo mês, o famoso restaurante Famiglia Mancini, também de São Paulo, usou os vasinhos de temperos para presentear suas clientes no dia das mães. Em julho as atividades da Horta em Casa entraram em ritmo regular. Desde então, a empresa tem crescido e investido permanentemente na melhoria da qualidade dos produtos e no desenvolvimento de novas variedades de ervas.
A partir de julho de 2002, a estrutura societária da Horta em Casa foi modificada. Laurent adquiriu gradativamente a participação de Jakow, que continua atuando como consultor e orientando o planejamento estratégico da empresa. Em setembro as embalagens foram redesenhadas, a fim de oferecer ao comprador informações sobre o histórico, as técnicas de cultivo e o uso culinário das ervas. Novos produtos foram lançados, completando as espécies que compõem as fines herbes e as herbes de Provence. 
Atualmente a Horta em Casa produz 25 variedades de ervas e está presente em mais de 150 pontos de venda em todo o Brasil, consolidando sua posição de líder na produção de ervas em vasos - uma história de trabalho e sucesso hoje partilhada com uma equipe de 16 colaboradores diretos, além de vários parceiros comerciais e produtores.